sexta-feira, 10 de maio de 2013

GESTOS E ATITUDES E OBJETOS LITÚRGICOS


GESTOS E ATITUDES

NA LITURGIA DA MISSA, O POVO DE DEUS MANIFESTA SUA FÉ, SEU AMOR E SEUS SENTIMENTOS ATRAVÉS DE GESTOS, DAS PALAVRAS, DOS CANTOS, POSIÇÃO DO CORPO E SILÊNCIO, POIS A ORAÇÃO ELEVA O HOMEM DE CORPO E ALMA ATÉ DEUS.


SACERDOTE ADMINISTRA OS SACRAMENTOS, PRESIDE O CULTO DIVINO, CUIDA DA COMUNIDADE, COMO PROFETA ANUNCIA O REINO DE DEUS, DENUNCIA AS INJUSTIÇAS E TUDO QUE É CONTRA O REINO E     

COMO PADRE ADMINISTRA E GOVERNA A SUA PARÓQUIA.



ALTAR É A MESA ONDE VAI SER PREPARADA E SERVIDA A CEIA DO SENHOR, TEM TOALHA BRANCA LIMPA OU CONFORME A COR LITÚRGICA.


CANTO LITÚRGICO DA MISSA DEVE RESPEITAR OS SEUS RITOS.
RITO INICIAL, DA PALAVRA, RITO EUCARÍSTICO, RITO DA COMUNHÃO E RITO FINAIS.

 SIGNIFICADO DOS GESTOS

- GENUFLEXÃO É UM GESTO DE ADORAÇÃO.
QUANDO ENTRAMOS E SAIMOS DA IGREJA E O SACRÁRIO FICA ATRÁS DO ALTAR OU NO LUGAR RESERVADO PARA O SACRÁRIO QUE PODE SER NUM ALTAR LATERAL OU NUMA SALA ESPECIALMENTE PREPARADA PARA O SACRÁRIO.

- INCLINAÇÃO DE CABEÇA É UM SINAL DE RESPEITO E ADORAÇÃO.
QUANDO O SACRÁRIO NÃO ESTIVER NO ALTAR, NA CONSAGRAÇÃO DO PÃO E DO VINHO, DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E AO RECEBER A BENÇÃO SOLENE.

- PROCISSÃO É A PEREGRINAÇÃO DO POVO DE DEUS PARA A CASA DO PAI.
NA ENTRADA DO CELEBRANTE, DA BÍBLIA E NA COMUNHÃO.

- SENTADO É PARA FICAR MAIS Á VONTADE PARA OUVIR E MEDITAR.
LEITURAS, SALMO, HOMÍLIA, NA APRESENTAÇÃO AS OFERENDAS.

- EM PÉ SIGIFICA A PRONTIDÃO EM OUVIR E ACOLHER A PALAVRA DE DEUS, A ADORAÇÃO A DEUS E CONVERSAR COM DEUS.
ENTRADA DO CELEBRANTE, NA LEITURA DO EVANGELHO, NA PROFISSÃO DE FÉ, ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA, NA CONSAGRAÇÃO DO PÃO E DO VINHO E APÓS A RECEBER A SANTA COMUNHA EUCARÍSTICA.

- MÃOS LEVANTADAS SIGNIFICA SÚPLICA E ENTREGA A DEUS.
PAI NOSSO.

- SILÊNCIO É NECESSARIO INTERIORIZAR E MEDITAR SEM ELE A MISSA NÃO PORDUZ FRUTOS.
NAS LEITURAS, APÓS A HOMÍLIA E APÓS A SANTA COMUNHÃO EUCARÍSTICA.

MÃOS JUNTAS SIGNIFICAM RECOLHIMENTO, FÉ, SÚPLICA, ENTREGA DE VIDA, ATITUDE DE PIEDADE.
PAI NOSSO,

PROSTRAÇÃO  SIGNIFICA MORRER PARA O MUNDO E NASCER E NOVA MISSÃO.

- MÃO JUNTAS SIGNIFICA RECOLHIMENTO INTERIOR, BUSCA DE DEUS, FÉ, SÚPLICA CONFIANÇA E ENTREGA DE VIDA.



 OBJETOS USADOS NA MISSA
 Hóstia: é pão de trigo puro. Há uma hóstia grande para o presidente da celebração e as pequenas para o povo. A do padre é grande para ser vista de longe na elevação

Vinho: É vinho puro, de uva. Assim como o pão se muda no Corpo de Cristo na consagração, o vinho se muda no Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado.

- Cálice: É uma “taça” revestida de ouro ou prateada. Nele se deposita o vinho a ser consagrado

- Âmbula: Também chamada de cibório ou píxide; é semelhante ao cálice, mas tem uma tampa. Nela se colocam as hóstias. Após a Missa é guardada no Sacrário com as hóstias consagradas.

Patena: É um “pratinho” de metal. Sobre ele se coloca a hóstia grande.

Água: É natural. Serve para purificar as mãos do sacerdote e ser colocada no vinho (umas gotas só), para simbolizar a união da humanidade com a Divindade em Jesus. Também é usada para purificar o cálice e a âmbula.

Pala: É uma peça quadrada, dura, (um cartão revestido de linho). Cobre o cálice.

Sanguinho: É uma toalhinha comprida, branca. Serve para enxugar o cálice e a âmbula.

Corporal: É uma toalhinha quadrada. Chama-se corporal porque sobre ela coloca-se o Corpo do Senhor (âmbula e cálice), no centro do altar.

Galhetas: são como duas jarrinhas de vidro. Numa vai a água, na outra, o vinho. Elas estão sempre juntas, num pratinho, ao lado do altar.

Manustérgio: Vem da palavra latina “manus”, que quer dizer “mão”. É para enxugar as mãos do Celebrante, no ofertório. Acompanha as galhetas.

Missal: é um livro grosso que tem o rito da Missa, menos as Leituras, que estão num outro livro chamado Lecionário.

Crucifixo: Sobre o altar ou acima dele deve haver um crucifixo para lembrar que a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.

Velas: Sobre o altar vão duas velas. A chama da vela é o símbolo da fé, que recebemos de Jesus, “Luz do Mundo”. É sinal de que a Missa só tem sentido para quem vive a fé.

Turíbulo: é o objeto utilizado na incensação. Nele é colocado o incenso, uma resina aromática, sobre a brasa. O incenso, que simboliza a oração elevada a Deus, é depositado no turíbulo, pelo sacerdote, e guardado na naveta, um pequeno vaso utilizado para o seu transporte.

Caldeirinha e aspersório: a caldeirinha é o recipiente utilizado para colocar água benta para a aspersão. O aspersório é um pequeno bastão metálico com o qual a água benta é aspergida.

Ostensório: é o objeto que serve para expor o Santíssimo para a adoração dos fiéis e também para dar a bênção eucarística. Nele há a parte central fixa, chamada de custódia, que contém uma parte móvel, transparente, circular, a luneta, onde se coloca a hóstia consagrada para adoração.


Círio Pascal: uma vela grande, benzida na missa solene da Vigília Pascal, no Sábado Santo. É utilizado nas missas celebradas no Tempo Pascal e também nos batizados.


IHS – Iesus Hominum Salvator, Jesus Salvador dos homens. Símbolo fartamente utilizado nos paramentos litúrgicos, em portas de sacrário e nas hóstias.


Alfa e Ômega – respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego. Jesus é o “alfa e ômega”, princípio e fim de todas as coisas.


XP – são as duas primeiras letras da palavra Cristo em grego. É um dos mais antigos símbolos do Cristianismo.


Cordeiro de Deus – Jesus Cristo. Nas palavras de S. João Batista: “Ecce Agnus Dei” (Eis o Cordeiro de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário