sexta-feira, 3 de maio de 2013

MARIA, MÃE DE JESUS




CONCEPÇÃO DE MARIA
Os pais de Maria se chamavam Joaquim e Ana. Joaquim era um homem justo e honesto. Um dia, quando estava para fazer a sua oferta no templo, foi barrado pelo sacerdote Rubén.
 Esse argumentou que Joaquim não podia fazer sua oferta porque não havia concedido descendência para Israel. Joaquim fugiu para o deserto.
Ana ficou sabendo do ocorrido e implorou misericórdia a Deus.
As suas preces foram ouvidas e ela concebeu.
 Joaquim voltou. Fez a sua oferta.
A tradição alternativa apócrifa quis mostrar que o nascimento de Maria foi importante para a história de Israel, assim como foi o de Jesus.

EVANGELHO APÓCRIFOS - FORAM USADOS SÃO A TÍTULO DE CURIOSIDADE, POIS NA CATEQUESE É MUITO QUESTIONADO SOBRE OS AVÓ DE JESUS, JÁ QUE SE COMEMORA O DIA DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA.
VAL
Apócrifos são livros que a Igreja não aceitou que fizessem parte da Bíblia por não serem autênticos. São livros que a Igreja considerou que não foram inspirados por Deus. São livros falsamente atribuídos aos Profetas do Antigo Testamento ou aos Apóstolos, contendo heresias e fantasias. Foram cerca de 28 referentes ao Antigo Testamento e 95 em relação ao Novo Testamento.





NASCIMENTO DE MARIA
Chegou para o mundo o alegre dia do feliz parto de Sant´Ana, e nascimento daquela que vinha santificada e consagrada para Mãe do mesmo Deus. ...
Sua Mãe Ana foi prevenida por interior..., na qual recebeu aviso do Senhor que chegara a hora do parto. Ouviu sua voz cheia de gozo do divino Espírito, e prostrada em oração pediu ao Senhor que a assistisse com sua graça e proteção para o feliz sucesso de sua maternidade.
Sentiu o natural movimento que acontece em tal caso, e a mais que ditosa menina Maria foi, por virtude e providência divina, arrebatada num altíssimo êxtase. Abstraída de todas as operações sensitivas, nasceu ao mundo sem o conhecer pelos sentidos, pois por eles poderia ter notado, já que possuía o uso da razão. O poder do Altíssimo dispôs por daquele modo, para que a princesa do céu não percebesse o próprio nascimento.
Maria, aurora da graça
Nasceu pura. Limpa, formosa e cheia de graças, publicando por elas que vinha livre da lei e tributo do pecado. Em substância , nasceu como os demais filhos de Adão, mas com tais condições e particularidades da graça, que este nascimento foi admirável milagre para toda a natureza e eterno louvor de seu autor.
Despontou, pois, este divino luzeiro no mundo às doze horas da noite, começando a separar a noite e trevas da antiga lei, do novo dia da graça que já queria amanhecer.
Envolveram-na em panos e foi tratada como as demais crianças, aquela que tinha sua mente na Divindade, e como infante, quem em sabedoria excedia a todos os mortais e aos mesmos anjos. Não consentiu sua mãe que outras mãos cuidassem da menina, e com as suas as envolveu em mantilhas. Seu estado não lhe foi impedimento, porque foi isenta das onerosas conseqüências que ordinariamente sofrem as outras mães em seus par

“Mística Cidade de Deus”
- Espanha Século XVII
http://www.mensageiradapaz.org/nascimento-mistica%20cidade.html





MARIA MORA NO TEMPLO E SAI NOIVA
Em louvor a Deus pela sua benevolência, Ana e Joaquim lhe consagraram Maria. Ela foi morar no templo de Jerusalém quando tinha 3 anos de idade e ali permaneceu até os 12 anos. Chegado o tempo de sua primeira menstruação, os sacerdotes ficaram apavorados com a possibilidade do templo ser manchado com sangue impuro.
 Eles, então, resolveram convocar os anciãos da cidade para entregarem a custódia da menina.
Cada ancião trouxe uma vara.
 O sumo sacerdote entrou no templo e rezou.
As varas foram devolvidas. José
foi o último a receber o seu cajado.
 E ele, embora seco, floriu.
Uma pomba sobrevoou o templo e o cajado.
José já era um idoso de 90 anos.
Mesmo resistindo ao fato, José acolheu Maria em sua casa e se casou
com ela, conforme os costumes judaico.

EVANGELHO APÓCRIFOS - FORAM USADOS SÃO A TÍTULO DE CURIOSIDADE, POIS NA CATEQUESE É MUITO QUESTIONADO SOBRE OS AVÓ DE JESUS, JÁ QUE SE COMEMORA O DIA DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA.
VAL
Apócrifos são livros que a Igreja não aceitou que fizessem parte da Bíblia por não serem autênticos. São livros que a Igreja considerou que não foram inspirados por Deus. São livros falsamente atribuídos aos Profetas do Antigo Testamento ou aos Apóstolos, contendo heresias e fantasias. Foram cerca de 28 referentes ao Antigo Testamento e 95 em relação ao Novo Testamento.







ANUNCIAÇÃO DO SENHOR



O Messias vai chegar
LUCAS 1, 26- 37
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» 34 Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» 35 O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível.» 38 Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou.
http://www.paulus.com.br/BP/_PWH.HTM





MARIA VISITA SUA PRIMA ISABEL
LUCAS 1, 39 - 56
39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.»

O cântico de Maria -* 46 Então Maria disse:

«Minha alma proclama a grandeza do Senhor,

47 meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,

48 porque olhou para a humilhação

de sua serva.

Doravante todas as gerações me felicitarão,

49 porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor:

seu nome é santo,

50 e sua misericórdia chega aos que o temem,

de geração em geração.

51 Ele realiza proezas com seu braço:

dispersa os soberbos de coração,

52 derruba do trono os poderosos e eleva os humildes;

53 aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.

54 Socorre Israel, seu servo,

lembrando-se de sua misericórdia,

55 - conforme prometera aos nossos pais -

em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.»

56 Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.


NASCIMENTO DE JESUS

 1 Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. 2 Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4 José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, 5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, 7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.
LUCAS 2,1-7
http://www.paulus.com.br/BP/_PWI.HTM





OS PASTORES VISITAM JESUS
LUCAS 2, 8-20
O Messias veio para os pobres -* 8 Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. 9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10 Mas o anjo disse aos pastores: «Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: 11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. 12 Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.» 13 De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14 «Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.»

15 Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: «Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou.» 16 Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17 Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino. 18 E todos os que ouviam os pastores, ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19 Maria, porém, conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.
BÍBLIA PASTORAL




OS REIS MAGOS
Jesus, perigo ou salvação? -* 1 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 e perguntaram: «Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-lhe homenagem.»

3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei, e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: «Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito por meio do profeta: 6 ‘E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo.’ «

7 Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto a eles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. 8 Depois, mandou-os a Belém, dizendo: «Vão, e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá prestar-lhe homenagem.»

9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria.

11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao menino: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles, seguindo por outro caminho.
MATEUS 2, 1-13
BÍBLIA PASTORAL




CIRCUNCISÃO DE JESUS
É UM RITO JUDEU ONDE SE CORTA A PELE QUE COBRE O PÊNIS (ANEL PREPUCIAL) E O PAI FALA O NOME QUE VAI DAR AO FILHO.anel prepucial

No Antigo Israel, a circuncisão tinha de ser realizada no 8.º dia do nascimento. Tem o sentido de um sinal da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes e de um rito de inserção no povo eleito. Deus terá tornado obrigatória a prática da circuncisão masculina para Abraão, um ano antes de nascer Isaque. Todos os homens da casa de Abraão, tanto seus descendentes como dependentes, estavam incluídos, e todos os escravos receberam em si este «sinal do pacto», com o qual entregavam a Deus a sua aliança de carne (anel prepucial), mostrando a reciprocidade deste ato de fé no corpo (Levítico).
A desconsideração deste requisito era punível com a morte. A circuncisão torna-se um requisito obrigatório na Lei dada a Moisés (Levítico 12:2,3). Isto era tão importante que, mesmo que o 8.º dia calhasse no Sábado, a circuncisão teria de se realizar. No primeiro século da Era Cristã, era costume social entre os judeus dar nome ao recém-nascido do sexo masculino no momento da circuncisão. Mas os profetas do Antigo Testamento mostravam que mais importante do que a circuncisão literal é a circuncisão figurativa ou «circuncisão do coração» (Deuteronômio 10:16; 30:6; Jeremias 4:4; 9:25).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuncisão#A_circuncis.C3.A3o_na_cultura_judaica

LUCAS, 2, 21
21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo, antes de ser concebido.

BÍBLIA PASTORAL




APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO


                     E A PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA.


LUCAS 2,22-24
22 Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23 conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.» 24 Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei do Senhor.
BÍBLIA PASTORAL





SIMEÃO E ANA

LUCAS 2, 25-38
25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. 26 O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus, para cumprirem as prescrições da Lei a respeito dele, 28 Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo:

29 «Agora, Senhor, conforme a tua promessa,

podes deixar o teu servo partir em paz.

30 Porque meus olhos viram a tua salvação,

31 que preparaste diante de todos os povos:

32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel.»

33 O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do menino. 34 Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: «Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações.»

36 Havia também uma profetisa chamada Ana, de idade muito avançada. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Tinha-se casado bem jovem, e vivera sete anos com o marido. 37 Depois ficou viúva, e viveu assim até os oitenta e quatro anos. Nunca deixava o Templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. 38 Ela chegou nesse instante, louvava a Deus, e falava do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.


BÍBLIA PASTORAL





FUGA PARA O EGITO

MATEUS 2, 13
13 Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: «Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.»

BÍBLIA PASTORAL





FUGA PARA O EGITO

LUCAS 2, 14
14 José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. 15 Aí ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: «Do Egito chamei o meu filho.»


BÍBLIA PASTORAL









O ANJO MANDA JOSÉ VOLTAR COM MARIA E JESUS

PARA O EGITO, MAS ELE VAI PARA NAZARÉ

MATEUS 2,19-23
19 Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20 e lhe disse: «Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e volte para a terra de Israel, pois já estão mortos aqueles que procuravam matar o menino.» 21 José levantou-se, pegou o menino e a mãe dele, e voltou para a terra de Israel. 22 Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judéia, como sucessor do seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber aviso em sonho, José partiu para a região da Galiléia, 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: «Ele será chamado Nazareno.»BÍBLIA PASTORAL

JESUS ENTRE OS DOUTORES DA LEI


LUCAS 2, 41- 52
41 Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42 Quando o menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43 Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44 Pensando que o menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre parentes e conhecidos. 45 Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura dele. 46 Três dias depois, encontraram o menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. 47 Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas. 48 Ao vê-lo, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe lhe disse: «Meu filho, por que você fez isso conosco? Olhe que seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura.» 49 Jesus respondeu: «Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai?» 50 Mas eles não compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer.

51 Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. 52 E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

BÍBLIA PASTORAL




SERÁ JESUS E MARIA PRECISAVAM SER BATIZADOS?




LUCAS, 3, 13-15 

13 Jesus foi da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. 14 Mas João procurava impedi-lo,dizendo: «Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?» 15 Jesusporém, lhe respondeu: «Por enquanto deixe como estáPorque devemos cumprir toda justiça.» E João concordou.
16 Depois de ser batizadoJesus logo saiu da águaEntão o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deusdescendo como pomba e pousando sobre ele. 17 E do céu veio uma vozdizendo: «Este é o meu Filho amadoque muito me agrada

 JESUS NÃO PRECISAVA SER CIRCUNCIDADO E NEM BATIZADO COMO OS JUDEUS DE SUA ÉPOCA, POIS ELE NASCEU SEM O PECADO ORIGEM, NUNCA PECOU E SEMPRE FEZ A VONTADE DE SEU PAI.
JESUS FOI BATIZADO PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO BATISMO POIS A PESSOA BATIZADA SAÍ DA MORTE PARA A VIDA ONDE REINA A JUSTIÇA, SE FIZERMOS A VONTADE DE DEUS.
NO BATISMO DE JESUS, DEUS SE MANIFESTA DIZENDO QUE ELE É SEU FILHO AMADO E O ESPÍRITO SANTO APARECE EM FORMA DE UMA POMBINHA, PARA NOS MOSTRAR A PUREZA QUE O BATISMO TRAZ AO CORAÇÃO DE CADA BATIZADO.
MARIA NÃO PRECISA SER BATIZADA POIS HAVIA NASCIDO SEM O PECADO ORIGINAL, DAÍ SEU TÍTULO DE IMACULADA CONCEIÇÃO E SEMPRE FOI OBEDIENTE, FAZENDO TUDO QUE HAVIA PLANEJADO PARA SUA VIDA.
V@L





AS BODAS DE CANÁ



No terceiro diahouve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamentojunto com seus discípulos.
Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: «Eles não têm mais vinho!» Jesus respondeu: «Mulherque existe entre nós? Minha hora ainda não chegou.» Amãe de Jesus disse aos que estavam servindo: «Façam o que ele mandar
Havia aí seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeusJesus disse aos que serviam: «Encham de águaesses potes.» Eles encheram os potes até a bocaDepois Jesus disse: «Agora tirem e levem ao mestre-sala.» Então levaram ao mestre-sala.
11 Foi assim, em Caná da Galiléiaque Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele12 Depois dissoJesus desceupara Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. E aí ficaram apenas alguns dias.

BÍBLIA PASTORAL



QUEM É MINHA MÃE, MINHA IRMÃ E MEU IRMÃO?
"Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: ‘olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". Ele respondeu àquele que lhe falou: ‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendo a mão para os discípulos. acrescentou: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."


MARIA SEMPRE FEZ A VONTADE DO PAI DESDE A ENCARNAÇÃO ATÉ SUA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO.

MARIA SOFRIA, MAS NÃO RECLAMAVA DE NADA, GUARDAVA TUDO EM SEU CORAÇÃO.

A FAMÍLIA JUDAICA SÓ TINHA UM FILHO, POR NÃO EXISTIA A PALAVRA SOBRINHO USA-SE FALAR IRMÃO E IRMÃ
V@L


Maria, sempre esteve com Jesus, acompanhou tudo de perto, em silêncio. 

Quando Jesus a vê aos pés da cruz, 

Ele doa sua mãe à humanidade, entrega Maria como Mãe dos viventes.

 "Mulher, eis aí teu filho. 

Filho: "Eis aí tua mãe".

 "E desta hora em diante o discípulo a levou para a sua casa"

 (Jo 19, 26-27).

Devemos, como João, levar Maria para casa, para cuidar de nós

e levar-nos em direção ao Seu Filho.



"Uma Mulher revestida de sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça

 uma coroa de doze estrelas.
Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações 

pagãs com cetro de ferro

(Ap 12, 1).
Quem usa coroa, senão uma rainha? 

Maria é Rainha do Céu e da Terra!



DOGMAS MARIANOS
Os dogmas marianos são quatro:


 - Maria, Mãe de Deus

Maria é verdadeiramente Mãe do Deus encarnado, Jesus Cristo. Já nos primeiros três séculos, os Padres da Igreja utilizaram as definições Mater Dei (em latim) ou Theotókos (em grego), que significam Mãe de Deus, tais como Inácio (107), Orígenes (254), Atanásio (330) e João Crisóstomo (400). Essa doutrina foi definida dogmaticamente pelo Terceiro Concílio Ecumênico, realizado em Éfeso, em 431.

"Jesus é plenamente homem e plenamente Deus. Maria foi Mãe deste Deus feito homem, que é Jesus; assim, Maria é Mãe de Deus. É uma realidade que dá fundamento a todas as outras. É uma verdade, em primeiro lugar, sobre Cristo, pois é preciso afirmar que Jesus é verdadeiramente Deus para que possamos falar que Maria é Mãe de Deus", explica padre Alexandre.

CANÇÃO NOVA




- Perpétua Virgindade de Maria
Ensina que Maria é virgem antes, durante e depois do parto. É o dogma mariano mais antigo das Igrejas Católica e Oriental Ortodoxa, afirmando a "real e perpétua virgindade mesmo no ato de dar à luz o Filho de Deus feito homem" (Catecismo da Igreja Católica, 499). Essa doutrina foi definida dogmaticamente pelo Concílio de Trento, em 1555, embora já fosse um dogma no cristianismo primitivo, como indicam escritos de São Justino Mártir e Orígenes.

"É uma crença que já está na sagrada Escritura e defende que Maria concebeu Jesus virginalmente, deu à luz virginalmente e assim permaneceu até o final da vida", ressalta padre Alexandre.
CANÇÃO NOVA



- Imaculada Conceição de Maria

Defende que a concepção de Maria foi realizada sem qualquer mancha de pecado original, no ventre da sua mãe. Dessa forma, ela foi preservada por Deus do pecado desde o primeiro momento da sua existência, como apontam as palavras do Anjo Gabriel - "sempre cheia de graça divina" - kecaritwmenh, em grego. Essa doutrina foi definida dogmaticamente pelo Papa Pio IX na Constituição Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854.

A festa da Imaculada Conceição de Maria é celebrada em 8 de Dezembro, definida inicialmente em 1476 pelo Papa Sixto IV. Também neste caso, muitos escritos dos Padres da Igreja já defendiam a Imaculada Conceição de Maria, pois era adequado que a Mãe do Cristo estivesse completamente livre do pecado para gerar o Filho de Deus.
CANÇÃO NOVA



 - Assunção de Maria

Indica que a Virgem Maria, ao fim de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória dos céus. Essa doutrina foi definida dogmaticamente pelo Papa Pio XII na Constituição Munificentissimus Deus, em 1º de novembro de 1950.

"Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu", indica o Papa.

"É uma verdade em que a Igreja acredita desde os séculos 5 e 6, quando já havia uma celebração da então chamada Dormição de Maria", complementa padre Alexandre.
CANÇÃO NOVA




Nenhum comentário:

Postar um comentário