MISSA PARTE POR
PARTE
1383. A Missa é memorial
o sacrifício da cruz e o banquete sagrado da comunhão do corpo e sangue do
Senhor. Comungar é receber o próprio Cristo, que Se ofereceu por nós.
1383. O altar
na celebração da Eucaristia representa o altar do sacrifício e a mesa do Senhor
onde o próprio Cristo, presente no meio da assembléia dos seus fiéis e se faz vítima
oferecida para a nossa reconciliação e se dá como alimento celeste. O altar
representa o corpo de Cristo que está sobre o altar. A liturgia exprime esta
unidade do sacrifício e da comunhão em numerosas orações. CIC
A MISSA
COMEÇA QUANDO EU SAIO DE CASA.
PARÁBOLA DO
FEIJÃO
NASCIDO DE
FAMÍLIA CATÓLICA, ZÉ IA À MISSA TODOS OS DOMINGOS.
NA SUA CABECINHA FICAVA A PREOCUPAÇÃO COMO
FAZER DEUS SABER QUE ELE IA À MISSA TODOS OS DOMINGOS.
UM DIA NA ESCOLA, A PROFESSORA FEZ A EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO QUE CRESCE NO ALGODÃO MOLHADO COM ÁGUA
E SOL.
ZÉ RESOLVEU PEGAR
UM VIDRO DE MAIONESE E COLOCAR UM GRÃO DE FEIJÃO PARA CADA MISSA QUE
ASSISTISSE.
SÓ UM DIA ELE
DEIXOU DE COLOCAR, PORQUE NO CAMINHO DA IGREJA VIU UM AMIGO QUE GOSTAVA MUITO, PASSANDO
E O SOCORREU, LEVANDO-O PARA O HOSPITAL.
DEPOIS DE ALGUM
TEMPO, ZÉ MORREU.
CHEGOU AO CÉU TODO FELIZ, POIS TINHA COMO PROVAR A DEUS QUE ELE IA Á MISSA TODOS OS DOMINGOS.
DEPOIS DE MUITO
ESPERAR FOI CHAMADO A PRESENÇA DE DEUS.
VIU MAS MÃOS DE
DEUS UM VIDRO DE MAIONESE COM UM GRÃO DE FEIJÃO.
DEUS LHE DISSE:
- JOÃO, ESTE É
SEU VIDRO DE FEIJÃO.
- COMO DEUS, EU
TENHO TANTOS VIDROS CHEIOS GUARDADOS NO MEU ARMÁRIO E SÓ VALEU UM GRÃO! EU
SEMPRE ASSISTI MISSA.
- JOÃO, VOCÊ
DISSE BEM. VOCÊ ASSISTIU MUITAS MISSAS, MAS NUNCA PARTICIPOU DE NENHUMA MISSA. QUANDO
ESTAVA NA CATEQUESE, VOCÊ NÃO PRESTAVA ATENÇÃO NOS ENCONTROS DE CATEQUESE E NEM NA MISSA. VOCÊ SEMPRE BRINCOU NA CATEQUESE, PORQUE NÃO TINHA PROVA E NA
MISSA CONVERSAVA E COTUVA OS COLEGUINHAS QUE QUERIAM PRESTAR ATENÇÃO. NA SUA JUVENTUDE, VOCÊ FICAVA COMENTANDO COM
OS AMIGOS COMO AS PESSOAS ESTAVAM VESTIDAS E CONVERSAVA. E, ASSIM, FOI O RESTO
DE SUA VIDA.VOCÊ NUNCA PRESTOU ATENÇÃO NO QUE SUA CATEQUISTA E NEM NO QUE
O PADRE FALAVAM, POR ISSO NUNCA APRENDEU A SER UMA PESSOA HONESTA. SUA FÉ NÃO
CRESCEU POR ISSO FOI UMA PESSOA SEM ESPERANÇA E SÓ UMA VEZ EM SUA VIDA PRATICOU
A CARIDADE.
- DEUS SE FUI TÃO
RUIM, PORQUE TEM UM FEIJÃO NO VIDRO.
- FOI NO DIA EM
QUE VOCÊ NÃO FOI À MISSA E AJUDOU SEU AMIGO. A CARIDADE TOCA MEU CORAÇÃO.
A
ORAÇÃO FEITA EM CASA NÃO TEM O MESMO VALOR QUE A MISSA, POIS ELA É UMA
COMUNHÃO, PÃO E VINHO TRANSFIGURADO NO CORPO E SANGUE DE JESUS.
A
COMUNIDADE SE REÚNE EM VOLTA DO ALTAR PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS QUE DEVE SER
PRATICADA E RECEBER A SANTA COMUNHÃO EUCARÍSTICA PARA ALIMENTAR A FÉ NO CRISTO RESSUSCITADO.
A MISSA ESTÁ DIVIDA EM DUAS PARTE: LITURGIA DA PALAVRA E LITURGIA EUCARÍSTICA. A CELEBRAÇÃO DA MISSA FAVORECE O DIÁLOGO ENTRE O CELEBRANTE E OS FIEIS SERVE PARA ESTABELECER A COMUNHÃO ENTRE O SACERDOTE E O POVO.
RITOS INICIAIS
A MISSA ESTÁ DIVIDA EM DUAS PARTE: LITURGIA DA PALAVRA E LITURGIA EUCARÍSTICA. A CELEBRAÇÃO DA MISSA FAVORECE O DIÁLOGO ENTRE O CELEBRANTE E OS FIEIS SERVE PARA ESTABELECER A COMUNHÃO ENTRE O SACERDOTE E O POVO.
RITOS INICIAIS
OS
RITOS ANTES DA LITURGIA DA PALAVRA TÊM O CARÁTER DE INICIAÇÃO, INTRODUÇÃO E
PREPARAÇÃO DA ASSEMBLÉIA PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS E PARTICIPAR DA EUCARISTIA.
COMENTÁRIO
INICIAL
PROCISSÃO
O CELEBRANTE CAMINHA EM DIREÇÃO DO ALTAR, ASSIM COMO JESUS CAMINHOU PARA JERUSALÉM PARA SE ENTREGAR POR NÓS.
COM O POVO REUNIDO E CANTANDO ENTRA:
INTRODUZ
OS FIÉIS AO MISTÉRIO CELEBRADO. TODA MISSA TEM UM TEMA CENTRAL DE ACORDO COM
TEMPO LITÚRGICO E SANTOS.
CANTO
DE ENTRADA
O CANTO DA MISSA É UMA FORMA DE LOUVAR A DEUS, POR ISSO TODOS OS FIÉIS TÊM QUE CANTAR.
PROMOVE A UNIÃO DA ASSEMBLÉIA.
O CANTO DA MISSA É UMA FORMA DE LOUVAR A DEUS, POR ISSO TODOS OS FIÉIS TÊM QUE CANTAR.
PROMOVE A UNIÃO DA ASSEMBLÉIA.
INTRODUZIR O TEMA CENTRAL.
RECEBER
A PROCISSÃO.
PROCISSÃO
O CELEBRANTE CAMINHA EM DIREÇÃO DO ALTAR, ASSIM COMO JESUS CAMINHOU PARA JERUSALÉM PARA SE ENTREGAR POR NÓS.
COM O POVO REUNIDO E CANTANDO ENTRA:
CRUZ -
CAMINHA NA FRENTE, COMO SINAL DA VITÓRIA DE CRISTO
DUAS
VELAS - QUE LADEIAM A CRUZ
INCENSOS
- QUE SOBE AO CÉU
ACÓLITOS,
COROINHAS, MINISTROS DA SANTA COMUNHÃO EUCARÍSTICA, SEMINARISTAS - QUE SERVEM O
ALTAR.
SACERDOTE OU BISPO QUE PRESIDE A CELEBRAÇÃO.
BEIJO
DO ALTAR
AO SE APROXIMAR DO ALTAR TODOS SE INCLINAM E APENAS OS DIÁCONOS, SACERDOTES E BISPOS
BEIJAM O ALTAR – SINAL DE CARINHO E RESPEITO PELO LUGAR ONDE CORDEIRO QUE VAI SER IMOLADO.
SE
FOR NECESSÁRIO INCENSA A CRUZ E O ALTAR.
ANTÍFONA DA ENTRADA
O CELEBRANTE CONVIDA OS FIÉIS A PARTICIPAR DA MISSA QUE TENHA
LIGAÇÃO COM O TEMA DA MISSA.
ANTÍFONA DA ENTRADA
O CELEBRANTE CONVIDA OS FIÉIS A PARTICIPAR DA MISSA QUE TENHA
LIGAÇÃO COM O TEMA DA MISSA.
SAUDAÇÃO
AFASTADO
DO ALTAR PERTO DA CADEIRA, O CELEBRANTE EM NOME DO PAI, DIRIGE-SE AOS FIÉIS
FAZENDO O SINAL DO CRISTÃO.
OS FIÉIS
SÃO CONVIDADOS COLOCAR SUA VIDA NAS MÃOS DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
CUMPRIMENTO
CUMPRIMENTO
O
PRESIDENTE SAÚDA A ASSEMBLÉIA – FÓRMULA DE PAULO
A ASSEMBLÉIA
RESPONDE.
O CELEBRANTE EXPLICA O TEMA DA MISSA.
ATO
PENITENCIAL
O
CELEBRANTE CONVIDA OS FIÉIS A RECONHECER NA PRESENÇA DE DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO
SANTO QUE SOMOS PECADORES E PRECISAMOS PEDIR PERDÃO DE NOSSOS PECADOS LEVES,
RECONHECENDO NOSSA CONDIÇÃO DE PECADORES ARREPENDIDOS CONTAMOS COM A
MISERICÓRDIA DE DEUS PARA RECEBERMOS DELE O PERDÃO.
PODER
CANTADO OU RECITAR O ATO DE CONTRIÇÃO E NO FINAL LADAINHA.
QUANDO
HÁ ASPERSÃO DE ÁGUA DURANTE O CANTO, RECORDAMOS NOSSO BATISMO.
O
CELEBRANTE ABSORVE OS FIÉIS DOS PECADOS LEVES.
HINO
DE LOUVOR
NÃO PODE SEU USADO NO ADVENTO E NA QUARESMA.
CANTADO OU RECITADO
O GLÓRIA É UMA MISTURA DE LOUVOR E SÚPLICA
ONDE
OS FIÉIS CONSAGRADOS PELO ESPÍRITO
SANTO, DIRIGEM-SE AO PAI E AO CORDEIRO.
ORAÇÃO DA COLETAO SACERDOTE CONVIDA OS FIÉIS AO SILÊNCIO PARA QUE NA PRESENÇA DE DEUS COLOQUEM SEUS PEDIDOS EM SEGUIDA DIZ A ORAÇÃO DA COLETA DIRIGIDA AO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
A ASSEMBLÉIA RESPONDE: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
29. Quando na Igreja se lê a Sagrada Escritura, é o próprio Deus quem fala ao seu povo, é Cristo, presente na sua palavra, quem anuncia o Evangelho.
Por isso as leituras da palavra de Deus, que oferecem à Liturgia um elemento da maior importância, devem ser escutadas por todos com veneração. E embora a palavra divina, contida nas leituras da Sagrada Escritura, seja dirigida a todos os
homens de todos os tempos e seja para eles inteligível, no entanto a sua mais plena compreensão e a sua eficácia são favorecidas por um comentário vivo, isto é, a homilia, que faz parte da ação litúrgica[42].
MISSAL ROMANO
29. Quando na Igreja se lê a Sagrada Escritura, é o próprio Deus quem fala ao seu povo, é Cristo, presente na sua palavra, quem anuncia o Evangelho.
Por isso as leituras da palavra de Deus, que oferecem à Liturgia um elemento da maior importância, devem ser escutadas por todos com veneração. E embora a palavra divina, contida nas leituras da Sagrada Escritura, seja dirigida a todos os
homens de todos os tempos e seja para eles inteligível, no entanto a sua mais plena compreensão e a sua eficácia são favorecidas por um comentário vivo, isto é, a homilia, que faz parte da ação litúrgica[42].
MISSAL ROMANO
PRIMEIRA LEITURA
ANTIGO TESTAMENTO, ATO DOS APÓSTOLOS E APOCALIPSE.
SALMO
É UMA RESPOSTA DAS LEITURAS E DO EVANGELHO PARA AJUDAR OS FIÉIS PENSAR NA PALAVRA DE DEUS PROCLAMADA.
PODE SER MEDITADO OU CANTADO.
SEGUNDA LEITURA
CARTAS DE PAULO, TIAGO, JOÃO..., ATOS E APOCALIPSE.
EVANGELHO
INCENSAR O ALTAR SE FOR NECESSÁRIO.
A LEITURA É FEITA PELO DIÁCONO OU PELO PADRE, VEM ILUMINAR NOSSA INTELIGÊNCIA TRAZER PAZ, ALEGRIA E FÉ NO NOSSO CORAÇÃO.
ANO A - MATEUS
ANO B - MARCOS
ANO C - LUCAS
ADVENTO, QUARESMA E DIAS ESPECIAIS - JOÃO
HOMÍLIA
É UMA EXPLICAÇÃO DO TEMA DA MISSA, DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO E POR EM PRATICA.
PROFISSÃO
É UM RESUMO DA FÉ CATÓLICA ONDE CREMOS NUM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS, CRIADOR DE TODOS AS COISAS VISIVÉIS E INVISIVÉIS CAPAZ DE DAR SEU FILHO PARA O PERDÃO DE NOSSOS PECADOS. CRER EM DEUS É CONFIAR NELA.
ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA
COLOCAMOS NAS MÃOS DEUS NOSSOS PEDIDOS E ANSEIOS DE ACORDO COM O TEMA DA MISSA.
ANTIGO TESTAMENTO, ATO DOS APÓSTOLOS E APOCALIPSE.
SALMO
É UMA RESPOSTA DAS LEITURAS E DO EVANGELHO PARA AJUDAR OS FIÉIS PENSAR NA PALAVRA DE DEUS PROCLAMADA.
PODE SER MEDITADO OU CANTADO.
CARTAS DE PAULO, TIAGO, JOÃO..., ATOS E APOCALIPSE.
INCENSAR O ALTAR SE FOR NECESSÁRIO.
A LEITURA É FEITA PELO DIÁCONO OU PELO PADRE, VEM ILUMINAR NOSSA INTELIGÊNCIA TRAZER PAZ, ALEGRIA E FÉ NO NOSSO CORAÇÃO.
ANO A - MATEUS
ANO B - MARCOS
ANO C - LUCAS
ADVENTO, QUARESMA E DIAS ESPECIAIS - JOÃO
HOMÍLIA
É UMA EXPLICAÇÃO DO TEMA DA MISSA, DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO E POR EM PRATICA.
PROFISSÃO
É UM RESUMO DA FÉ CATÓLICA ONDE CREMOS NUM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS, CRIADOR DE TODOS AS COISAS VISIVÉIS E INVISIVÉIS CAPAZ DE DAR SEU FILHO PARA O PERDÃO DE NOSSOS PECADOS. CRER EM DEUS É CONFIAR NELA.
ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA
COLOCAMOS NAS MÃOS DEUS NOSSOS PEDIDOS E ANSEIOS DE ACORDO COM O TEMA DA MISSA.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA
364. O grande número de Prefácios com que está enriquecido o Missal Romano tem como finalidade que os temas da ação de graças da Oração eucarística brilhem mais plenamente e pôr em relevo os vários aspectos do mistério da salvação.
365. Na escolha das Orações Eucarísticas, que se encontram na Ordinário da Missa, tenham-se em conta as seguintes normas:
a) A Oração eucarística I, ou Cânone Romano, pode usar-se sempre; mas é mais indicado nos dias que têm um Communicantes (Em comunhão com toda a Igreja) próprio, ou Missas com Hanc igitur (Aceitai benignamente, Senhor) próprio, bem como nas celebrações dos Apóstolos e dos Santos mencionados nessa Oração; e ainda aos domingos, a não
ser que, por motivos de ordem pastoral, pareça preferível a Oração eucarística III.
b) A Oração eucarística II, pelas suas características especiais, é mais indicada para os dias feriais ou em circunstâncias peculiares. Embora tenha Prefácio próprio, pode usar-se com outros Prefácios, especialmente com aqueles que apresentam a história da salvação em forma sintética, p. ex., os Prefácios comuns. Se a Missa é celebrada por um defunto,
pode inserir-se no lugar próprio, antes do Lembrai-Vos também dos nossos irmãos (Memento etiam), a fórmula especial pelo defunto.
c) A Oração eucarística III pode dizer-se com qualquer Prefácio. Usa-se de preferência nos domingos e nas festas. Se esta Oração se utiliza nas Missas de defuntos, pode usar-se a fórmula própria por um defunto, inserindo-a na altura própria, isto é, a seguir às palavras Reconduzi a Vós, Pai de misericórdia todos os vossos filhos dispersos (Omnesque filios tuos ubique dispersos, tibi, clemens Pater, miseratus coniunge).
d) A Oração eucarística IV tem Prefácio invariável e apresenta uma síntese mais completa da história da salvação. Pode usar-se sempre que a Missa não tem Prefácio próprio e nos domingos comuns. Dada a estrutura desta Oração, não pode inserir-se nela uma fórmula especial por um defunto.
364. O grande número de Prefácios com que está enriquecido o Missal Romano tem como finalidade que os temas da ação de graças da Oração eucarística brilhem mais plenamente e pôr em relevo os vários aspectos do mistério da salvação.
365. Na escolha das Orações Eucarísticas, que se encontram na Ordinário da Missa, tenham-se em conta as seguintes normas:
a) A Oração eucarística I, ou Cânone Romano, pode usar-se sempre; mas é mais indicado nos dias que têm um Communicantes (Em comunhão com toda a Igreja) próprio, ou Missas com Hanc igitur (Aceitai benignamente, Senhor) próprio, bem como nas celebrações dos Apóstolos e dos Santos mencionados nessa Oração; e ainda aos domingos, a não
ser que, por motivos de ordem pastoral, pareça preferível a Oração eucarística III.
b) A Oração eucarística II, pelas suas características especiais, é mais indicada para os dias feriais ou em circunstâncias peculiares. Embora tenha Prefácio próprio, pode usar-se com outros Prefácios, especialmente com aqueles que apresentam a história da salvação em forma sintética, p. ex., os Prefácios comuns. Se a Missa é celebrada por um defunto,
pode inserir-se no lugar próprio, antes do Lembrai-Vos também dos nossos irmãos (Memento etiam), a fórmula especial pelo defunto.
c) A Oração eucarística III pode dizer-se com qualquer Prefácio. Usa-se de preferência nos domingos e nas festas. Se esta Oração se utiliza nas Missas de defuntos, pode usar-se a fórmula própria por um defunto, inserindo-a na altura própria, isto é, a seguir às palavras Reconduzi a Vós, Pai de misericórdia todos os vossos filhos dispersos (Omnesque filios tuos ubique dispersos, tibi, clemens Pater, miseratus coniunge).
d) A Oração eucarística IV tem Prefácio invariável e apresenta uma síntese mais completa da história da salvação. Pode usar-se sempre que a Missa não tem Prefácio próprio e nos domingos comuns. Dada a estrutura desta Oração, não pode inserir-se nela uma fórmula especial por um defunto.
Amei obrigada Júlia
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